quinta-feira, novembro 23, 2006

erasmo tem razão



Esse texto, como de costume, é uma exigência da disciplina lecionada por Mari. Fizemos, numa agradável tarde de sábado, uma visita ao Museu de Arte Moderna (MAM), onde está havendo uma exposição sobre Carmem Miranda. Mari pediu que fizéssemos postagens (no blog www.oquequeabaianatem.blogspot.com) relacionadas ao que vimos na exposição. Meu texto faz uma relação sobre o patamar alcançado pela "Pequena Notável" e o fato de ser mulher. Uma nítida "desconstrução" ao abominável rótulo de "sexo frágil".

Eu sou um defensor das mulheres. Um defensor nato. Das mulheres e dos cães (animal fantástico, mas sobre estes vou falar em outra oportunidade). Elas são, naturalmente, o oposto do que foi convencionado ao longo dos tempos: sexo frágil. Nunca percebi em minha mãe, por exemplo, limitações distintas das encontradas no sexo oposto (salvo nos casos em que nos homens era pior!). Não me recordo de ter notado em minha namorada, em qualquer situação - física ou emocional - alguma insignificância em relação a mim. Por essas e outras, vai por terra essa convenção démodé (assim como esse termo, que fui buscar não sei aonde e nem sei se está grafado corretamente!). Um sublime exemplo da magnitude do "ser mulher" foi batizada como Maria do Carmo Miranda da Cunha e atendia por Carmem Miranda. Uma "portuguesinha" de nascimento, brasileira de coração e baiana por adoção (afinal de contas, "baiana" era a caracterização oficial dos seus trajes!). Exígua na estatura, soberana na veia artística. Provou durante alguns anos - poucos, porém intensos - a grandeza da feminilidade sem rival. Vi em algum momento da Exposição no Museu de Arte Moderna (MAM), dedicada à musa, uma passagem que afirmava que ela foi e ainda é a mulher brasileira mais conhecida pelos terráqueos (e marcianos e...). Não sou um "reacionário" de plantão. Desses que dizem que tudo, antigamente, era melhor. Nem tudo, mas.... Demos à César o que é de César. Atualmente muitas (infelizmente são mulheres contemporâneas as que mais se submetem a tais situações) atrizes-modelos-dançarinas almejam o sucesso. Não aquele abarcado por Carmem Miranda, que ganhou o mundo, mas o sucesso no seu sentido mais reles: efêmero e sem recheio. A Pequena Notável, que era uma gigante no palco, transitou pela terra do Tio Sam, em anos dourados, com honras de rainha. Conquistou público e crítica norte-americanos exportando, com orgulho imponente, arte brasileira. Durante tempos viu os Estados Unidos curvarem-se e reverenciarem-se a ela, após suas apresentações inigualáveis. O vídeo exibido no MAM apresenta um momento ímpar na vida dessa artista de mão cheia. O momento do fim. Desta vez, em sua derradeira aparição, foi ela quem ficou de joelhos para a platéia (sempre e sempre a aplaudi-la). Infelizmente (pelo menos para nós, que a perdemos) aquele arrear não era de agradecimento (ou era?!), mas de demissão. Um ato involuntário que se tornou simbólico. Ao ser erguida, não perdeu, jamais, a pompa. Mão direita no umbigo (quase sempre à mostra!), esquerda ao léu, sorriso largo e marcha-a-ré. "Adeus batucada". E ainda dizem que a mulher é o sexo frágil??? Erasmo estava certo: "mas que mentira absurda"!